segunda-feira, 6 de maio de 2013

SEMPRE UM PAPO - COM TARSO ARAÚJO

Nesta semana, o convidado do Projeto Sempre um Papo é o escritor e jornalista Tarso Araújo. No encontro ele discute o tema “Drogas – Um Guia Informal Para o Debate Racional” e lança o livro “Almanaque das Drogas”, que apresenta o mundo das drogas em seus aspectos econômicos, sociais e de saúde, com linguagem informal e centenas de imagens. O evento ocorre no dia 06 de maio, segunda-feira, às 19h00, UniBH - Campus Estoril.

Álcool, anfetaminas, cafeína, cocaína, cogumelos, ecstasy, LSD, maconha, heroína, remédios, tabaco. Desde quando o ser humano usa essas drogas? Que mal elas fazem? Que efeitos têm? Como funciona o tráfico? Quais os efeitos de proibi-las ou legalizá-las? Que droga é mais perigosa? Está tudo lá, de forma clara e descomplicada, para a leitura de quem usa e de quem não usa essas substâncias, para pais e filhos, alunos e professores.

Aprovada a Lei Seca mais dura. Vários governos tentam descobrir como conter o avanço do crack. Em março, o Congresso discute o PL 7663, proposto pelo deputado Osmar Terra, uma mudança polêmica na lei de drogas que endurece penas para traficantes e "legaliza" a internação compulsória. O STF deve votar este ano, a constitucionalidade do crime de porte de drogas para uso. Se julgar inconstitucional, teremos descriminalização na prática. O deputado Paulo Teixeira está organizado uma coalizão de congressistas pró-descriminalização, ainda com poucos adeptos na Câmara e no Senado.

Num tempo em que o debate sobre drogas nunca foi tão popular e necessário, nada como um almanaque para clarear a mente das pessoas. Essa é a proposta de Almanaque das Drogas, que promove uma discussão saudável sobre as drogas lícitas e ilícitas, abordando aspectos históricos, econômicos, políticos e de saúde. No livro, o autor Tarso Araújo apresenta o lado bom e o lado ruim do uso dessas substâncias, um assunto que causa tanta polêmica.

Resultado de extensa pesquisa, o livro é ricamente ilustrado com 191 fotos e 57 gráficos e infográficos que ajudar a esclarecer os pontos mais complexos. Para fazer consultas rápidas, ainda há um capítulo com as Drogas de A a Z e as informações essenciais sobre cada uma.

O Almanaque das Drogas é uma obra inédita, única e indispensável para quem quer explorar o assunto de maneira crítica e consciente.

Tarso Araujo é jornalista viciado no debate sobre drogas. Suas reportagens sobre o assunto lhe renderam um Prêmio Esso de Criação Gráfica e um Prêmio Abril de Jornalismo. Foi repórter do jornal Fo lha de S.Paulo e colaborador de diversas revistas, entre elas Superinteressante e Placar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário