segunda-feira, 13 de maio de 2013

ABERTURA CURTA CIRCUITO - MOSTRA CINEMA PERMANENTE 2013

Em seu 12° ano ininterrupto de atividades, o Curta Circuito – Mostra de Cinema Permanente, no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes), traz um novo formato editorial e conceitual. A periodicidade das sessões passa a ser quinzenal e as programações serão organizadas aos bimestres, produzindo uma nova peça (Livreto) com maior apuro e informação textual. Além das informações sobre os filmes, debates, locais de exibição, será um espaço rico em reflexões acerca das obras que difundimos.

Se por um lado é premissa de nossa Mostra que formemos público, agora entendemos ser hora de ir mais além. Há indiscutivelmente uma carência sobre publicações críticas de filmes, o que aumenta ainda mais esse conjunto de ausências sobre a cultura audiovisual brasileira. Assim, a partir de agora haverá textos que permitem aprofundar a análise sobre as obras. E, nessa reflexão, críticos, especialistas, pesquisadores, entre outros, serão convidados a escrever nessa análise de nossa cultura audiovisual.

E, se falamos de qualquer época, o que dizer sobre os filmes que estão se perdendo? Essa menção é para dizer também que, se garantimos um espaço de exibição, passaremos a enriquecer essa iniciativa, contribuindo para o resgate da produção feita em Minas Gerais. A programação do Curta Circuito é oficialmente lugar de difusão da Homenagem BDMG à Filmografia Mineira. Dessa forma está garantido o resgate, preservação e difusão de nossa história. Nesse ano iremos restaurar dois longas mineiros.

Em 2006 criamos os conceitos que nortearam a forma de abordagem sobre a produção nacional para apresentá-las em nossas sessões. Agora estas, revistas, estão assim redesenhadas: Eixo Brasil, Clássicos Br, Topografias e Tangentes.


SEGUNDA-FEIRA - 13/05

Sangue Quente em Tarde Fria (RJ/1970), de Fernando Coni Campos e Renato Neumann, 87'. Dilma e sua filha são forçadas a dar cobertura, em seu carro, a um assaltante de banco perseguido pela Polícia Rodoviária. Os perigos da aventura aproximam Dilma e seu chofer e, quando o assaltante é preso, resta a ela comunicar ao marido o pedido de desquite.

Sessão especial de abertura da mostra, após debate com Luis Abramo (Diretor de Fotografia e Filho do Fernando Coni) e do curador Ewerton Belico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário