segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

NOVA FERRAMENTA DE FINANCIAMENTO COLABORATIVO É CRIADA PARA APOIAR PROJETOS CINEMATOGRÁFICOS NACIONAIS

Projeto Cineasta foi elaborado para servir como ferramenta de apoio aos talentos do cinema brasileiro, que poderão expor seus projetos e determinar um prazo para captação de recursos.


A indústria cinematográfica brasileira, apesar de sensível expansão, ainda é dependente de incentivos públicos ou de recursos dos próprios cineastas. Além disso, o cinema nacional enfrenta problemas na distribuição da produção e uma forte concorrência do produto internacional.

Nesse contexto, o projeto Cineasta foi elaborado para servir como ferramenta de apoio aos talentos do cinema brasileiro. Aliás, a proposta vai além do cinema em si. O objetivo é contribuir com todo o cenário de audiovisual, ajudando na produção de videoclips, series, webseries, programas, entre outros.

Na página do Cineasta.cc, produtores poderão expor seus projetos e determinar um prazo para captação de recursos. Essa captação será feita por meio de Crowdfunding, ou seja, financiamento coletivo ou colaborativo. Na prática, os interessados na realização de um projeto podem atuar diretamente como financiadores, doando qualquer quantia a partir de R$10,00. Se a quantia estipulada pelos produtores for atingida no prazo determinado (de 45 dias a 6 meses), os produtores recebem o valor para execução do filme, sendo que os administradores do site ficam com 6% do valor arrecadado. Caso o projeto não consiga o financiamento necessário, quem apoiou pode receber o valor doado de volta ou deixar como crédito para apoiar outro projeto. Os próprios produtores ainda têm a opção de completar o valor, caso consigam pelo menos 70% da quantia esperada por meio das doações.

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode financiar um projeto. No caso de marcas ou empresas, é possível ainda usar a ferramenta product placement ou merchandising, que garante que os produtos da marca sejam apresentados no produto final, dentro do contexto do filme produzido. Para isso, cada produtor escolhe um ou mais nichos empresariais que tenham relação com o projeto.

Para maiores informações, entre no site: www.cineasta.cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário