segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

ACONTECE DIARIAMENTE EM BH!!!




VER E VOLTAR A VER: A CIDADE DOS ALUNOS DO MESTRE GUIGNARD



Em um ano repleto de comemorações ao cinquentenário do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, não poderia faltar um dos artistas que fez e faz parte da historia do BDMG Cultural, do estado e do país, Alberto da Veira Guignard. Recordar os 50 anos da morte deste grande pintor e o aniversário de criação do Banco é reascender estre estreito laço consolidado na exposição "Ver e voltar a ver: a cidade dos alunos do Mestre Guignard", formada por 26 obras de ex-alunos deste ícone do cenário artistico.



As obras que serão expostas fizeram parte da exposição realizada no BDMG Cultural, A Cidade e o Artista – dois centenários, no ano de 1995, em homenagem ao centenário de nascimento de Guignard e, também, os 100 anos de Belo Horizonte. Após a exposição, Cyro Siqueira, presidente do BDMG Cultural, na época, com receio da diluição deste conjunto de pinturas, reuniu empresários de Belo Horizonte para adquirir e, posteriormente, doar os quadros ao Museu de Arte da Pampulha, da Prefeitura de Belo Horizonte. Anos mais tarde, o acervo foi incorporado à pinacoteca do Museu Abílio Barreto, onde se encontra atualmente. 

Para a curadora Marília Salgado, na estréia da exposição em 1995, foi surpreendente o resultado da proposta do BDMG Cultural aos ex-alunos de Guignard, que sugeriu aos artistas observar Belo Horizonte com a influência do inigualável Guignard. "Não havia semelhança nas obras. Materializava-se ali a presença de Guignard, que conseguiu despertar o que havia de melhor, de mais poético e de mais genuíno em cada um de seus alunos", afirmou Marília.

Agora, dezessete anos depois da primeira exposição do conjunto de obras, a galeria de arte do BDMG Cultural abrigará, novamente, a rica coleção de olhares inspirados em Guignard e na jovem capital mineira. Desta vez, o catálogo previsto para a inauguração da exposição, em 1995, será lançado e distribuído para o público. A curadoria de Ver e voltar a ver: a cidade dos alunos do mestre Guignard está sob responsabilidade de Marília Salgado e Sara Ávila, esta última, integrante da coleção assinada pelos renomados artistas e ex-alunos da chamada “Escolhinha Guignard”, Amilcar de Castro, Álvaro Apocalypse, Amaryllis Teixeira, Aneto, Bax, Chamina, Haroldo Mattos, Heitor Coutinho, Holmes Neves, Ione Fonseca, Jarbas Juarez, Laetitia Renault, Leda Gontijo, Lizzete Meinberg, Maria Aparecida de Carvalho Barbosa, Maria Helena Andrés, Marília Giannetti, Ruth Michel Perrela, Santa, Solange Botelho, Vilma Rabelo, Eduarda de Paula, Wilde Lacerda, Wilma Martins e Yara Tupinambá. 


O retorno desta exposição ao BDMG Cultural, na opinião do presidente do BDMG, Matheus Cotta de Carvalho, traz para o público a oportunidade de admirar a arte deste ícone das artes plásticas no país. “A exposição Ver e voltar a ver: a cidade dos alunos do mestre Guignard traz para o nosso espaço de arte as expressivas telas que devem ser vistas e revistas para fruição dos mineiros e de todos que nos visitam, atraídos por obras que nasceram da inspiração imortal desse inigualável e inesquecível Alberto da Veiga, simplesmente GUIGNARD”, completou o presidente. 

Vale ressaltar que a presença do inesquecível Guignard também se fez presente no BDMG Cultural há 23 anos, já que na inauguração da galeria de arte do Instituto, no dia 14 de dezembro de 1989, a exposição de Guignard - obras raras em coleções mineias abriu as portas para que renomados, novos e jovens artistas plásticos pudessem apresentar seus trabalhos e as suas artes. 



Acontece do dia 21/11 à 30/12
Horário, das 10 às 18 horas
No Espaço Cultural BDMG (Rua da Bahia, 1600)
Entrada gratuita

Mais informações: www.bdmgcultural.mg.gov.br
ou pelo telefone (31) 3219-8382

Nenhum comentário:

Postar um comentário