segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

EXPOSIÇÃO CAMINHOS DA COR, DE SERGIO TELLES

A Galeria de Arte Errol Flynn recebe do dia 23 de novembro até 08 de dezembro, um importante acervo do pintor Sérgio Telles.

Com 9 aquarelas e 37 pinturas do artista, Sérgio Telles retrata cidades mineiras como Ouro Preto, Mariana, Diamantina e Serro, além de locais que visitou em países como Portugal, França, Tunísia, Líbano e Malásia. 
Em seu livro, que recebe mesmo nome da exposição, "Caminhos da Cor", possui mais de 405 páginas. Lançado anteriormente no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Sua obra contempla a biografia completa do artista, depoimentos de importantes escritores, como Ferreira Gullar e Carlos Drummond de Andrade e fotografias de seu acervo pessoal. Em seguida, apresenta uma ampla catalogação de suas obras.

"Minas é apenas um dos locais por onde Telles andou. Infatigável, viajante, observador atento e voraz, curioso por paisagens novas, pessoas, trajes e costumes, teve a sorte de exercer a profissão de diplomata, o que lhe facilitou conhecer praticamente o mundo todo e registra-lo na sua obra", descreve o critico de arte Olívio Tavares de Araújo, que apresenta a mostra.

O curador da exposição, Errol Flynn Junior, destaca a relevância da obra de Telles para o cenário artístico mundial. "É um privilégio receber os quadros de Sérgio Telles mais uma vez. Ele é um dos grandes artistas que engrandece as artes brasileiras e a beleza de nossa terra para o mundo".

Sérgio Telles nasceu em 1936, no Rio de Janeiro. Começou a pintar aos nove anos na Quinta de Boa Vista, orientado pelo paisagista Levino Fânzeres. Em 1954, participou pela primeira vez, de um Salão de Belas Artes, agraciado com uma viagem à Bahia. No ano seguinte, realizou sua primeira exposição individual na galeria de arte da Prefeitura do Rio de Janeiro.  Em 1957, viajou pela primeira vez para a Europa, e visitou os principais museus do continente, além de ter  estagiado nos serviços de restauração da Pinacoteca do Vaticano. Depois de seus retorno ao Brasil, trabalhou nos ateliês de Rodolfo Chambelland, Oswaldo Teixeira e Marie Nivouliès de Pierrefort, no Rio de Janeiro. Em 1964, ingressou no Ministério das Relações Exteriores por concurso público e, como diplomata, exerceu diversas funções em Portugal, Argentina, Síria, Angola, Japão, França, Malásia, Líbano, Suíça, Tunísia e Iraque. Em 1991, Sérgio Telles foi convidado a participar do WAF (World Art Forum), em Veneza, com Jorge Amado, José Mindlin, Olavo Setúbal, Gilberto Gil e outras personalidades mundiais. Em 1992, figurou na exposição "Natureza: Quatro Séculos de Arte no Brasil", no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, sob a curadoria de Jean Boghici e Wilson Coutinho.

A obra do artista carioca figura em museus importantes como o de Arte moderna de Paris, o Petit Palais de Genebra, o Hermitage de São Petersburgo, o Pouchkine de Moscou, o MASP e a Pinacoteca de São Paulo, o Museus Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, a Fundação Gulbenkian e o Museu de Lisboa, o Bridgestone de Tóquio, o Albertina de Viena e o Palácio Kheireddine de Túnis. Suas principais exposições foram organizadas por alguns desses museus e importantes galerias de Londres, Tóquio, Buenos Aires, Paris, Zurique e Osaka.

Confira a exposição de Sérgio Telles, na Galeria de Arte Errol Flynn. (Rua Alagoas, 977)
De 23 de novembro à 08 de dezembro. 
Das 09 às 19 horas e no sábado das 10 às 14 horas
Entrada Franca

Maiores informações: (31) 3318-3830





Nenhum comentário:

Postar um comentário